Os aneurismas de aorta abdominal infra renais são, em sua maioria, de origem aterosclerótica e estão relacionados com hipertensão arterial e dislipidemias. São quatro vezes mais frequentes em pacientes do sexo masculino.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Em sua maioria os pacientes queixam se dores lombares que não são bem localizadas. Boa parte dos pacientes são assintomáticos e o aneurisma é descoberto em exames para investigar algum problema abdominal.
QUANDO ESTÁ INDICADO O TRATAMENTO?
Mas pacientes assintomáticos precisam tratar o aneurisma? Sim. Em pacientes portadores de aneurismas maiores que 5cm de diâmetro, mesmo assintomáticos, o risco de ruptura, que leva a uma condição crítica e muitas vezes ao óbito, é maior do que o risco do tratamento.
QUAIS AS ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO?
O tratamento dos aneurismas de aorta abdominal infra renais pode incluir tanto opções cirúrgicas quanto procedimentos menos invasivos. Algumas das opções de tratamento incluem:
- 1. Observação: Em alguns casos, aneurismas pequenos podem ser monitorados ao longo do tempo para garantir que não estejam crescendo rapidamente. Mudanças no estilo de vida, como parar de fumar e controlar a pressão arterial, também podem ser recomendadas.
- 2. Cirurgia aberta: A cirurgia aberta envolve a remoção do segmento dilatado da aorta e sua substituição por um enxerto sintético. Esta é uma opção mais invasiva e pode exigir um tempo de recuperação mais longo.
- 3. Endoprótese aórtica (stent): Este procedimento menos invasivo envolve a inserção de um stent revestido de tecido dentro do vaso sanguíneo para fortalecer a parede da aorta e prevenir a ruptura do aneurisma.
- 4. Vigilância: Após qualquer tipo de tratamento, é importante continuar com visitas de acompanhamento regulares para monitorar o aneurisma e garantir que não haja complicações.
QUANDO CONSULTAR UM CIRURGIÃO CARDIOVASCULAR?
É fundamental discutir com um médico especialista em cirurgia vascular ou um cirurgião cardiovascular para determinar a melhor opção de tratamento com base no tamanho do aneurisma, sua localização e a saúde geral do paciente.
A diretriz da Sociedade Européia de Cirurgia Cardiotorácica publicada me fevereiro de 2024 indica o tratamento aberto para pacientes mais jovens, mas o que vemos na prática do dia a dia e nos artigos de publicação mais recente é que as endopróteses tem apresentado resultados cada vez melhores no longo prazo e por se tratar de terapia menos invasiva e com reciperação pós operatória mais rápida o tratamento endovascular tem se tornado a opção de escolha, mesmo em pacientes mais jovens.
COMO É A VIDA APÓS O TRATAMENTO DO ANEURISMA DE AORTA?
O paciente submetidoa tratamento de aneurisma de aorta abdominal pode levar uma vida normal após o procedimento. Lembrando que por se tratar de uma doença que na maioria das vezes é de origem aterosclerótica deve-se redobrar os cuidados como controle rigoroso da pressão arterial, controle do colesterol, interromper o uso de tabaco e realizar exames de rotina.